O que é a Terapia Focada nas Emoções
A EFT surgiu na década de 1980 como resposta à falta de psicoterapias com eficácia comprovada para melhorar as relações de casais.
Recebeu o nome de Terapia Focada nas Emoções por destacar a importância fundamental da emoção e da comunicação emocional na organização dos padrões interacionais dos casais e como um poderoso e necessário veículo de mudança destes padrões.
A EFT usa a ciência do apego e o que se sabe atualmente sobre o funcionamento do cérebro em relação às nossas emoções e vínculos afetivos, para ajudar os casais a fortalecer sua conexão e transformar seu vínculo em um nível emocional profundo, talvez de uma forma que nunca experimentaram antes! A EFT também está se mostrando eficaz para uso com indivíduos e famílias.
A ciência do apego, principal base teórica da EFT, nos ensina que o amor é um código de sobrevivência inato de todos os seres humanos.
Amamos porque nossa espécie precisa estar emocionalmente vinculada a outro ser humano para viver mais e, principalmente, para viver melhor. Com o objetivo de nos sentirmos conectados com aqueles seres especiais que queremos ter por perto, acabamos entrando em uma dança com estas pessoas.
Uma dança repleta de encontros, desencontros e inevitáveis pisadas no pé. A música desta dança, como diz a Dra. Sue Johnson, são as nossas emoções.
Ser capaz de acessar, destilar e organizar nossas experiências emocionais e comunicá-las a quem amamos de uma forma clara pode transformar completamente e para melhor nossos vínculos e nossa vida.
Até o presente momento, existem 21 pesquisas científicas (veja os artigos aqui) que demostram a eficácia da EFT: 70-75% dos casais passam da angústia para a recuperação e aproximadamente 90% mostram melhorias significativas.
Tais estudos conferem à EFT o status de padrão ouro, junto à American Psychological Association em termos de validação empírica no campo da terapia de casal.
Nenhuma outra abordagem psicoterapêutica de casais possui esse status.
Conheça mais sobre a EFT através
da própria Dra. Sue Johnson
Como posso te ajudar
Terapia de Casal – EFT
Para quem
- Casais que estão sentindo dificuldade para resolver problemas (dos mais simples aos mais complexos) porque sempre acabam caindo na mesma dinâmica em que ninguém se sente entendido.
- Casais que estejam lidando com algum evento que tenha abalado de forma importante a segurança da relação, como por exemplo, uma infidelidade.
O que é a terapia de casal EFT e objetivos
É normal que os casais fiquem presos em padrões recorrentes de interação, ou ciclo negativos, como dizemos na Terapia Focada nas Emoções (EFT).
Nestes ciclos negativos, alguma ação ou fala, muitas vezes, bem-intencionada, do nosso(a) parceiro(a) nos impacta negativamente e nos mobiliza a engajarmos em comportamentos reativos que, por sua vez, acabam sendo gatilhos que disparam comportamentos reativos na outra pessoa, que por sua vez dispara novamente um comportamento negativo nosso, gerando um ciclo vicioso e nocivo para a relação.
A Dra. Sue Johnson, criadora da EFT, nomeia esses ciclos de danças. Todo casal tem uma dança, e o problema dessas danças é que, apesar de nossas melhores intenções (ser entendido/a, proteger-se da crítica, conectar-se, não brigar, etc.), elas acabam gerando aquilo que mais queremos evitar: a desconexão emocional e duas pessoas feridas e sentindo-se incompreendidas.
Na terapia EFT, vemos o ciclo negativo do casal como o inimigo comum a combater. Os objetivos da terapia de casal EFT são ajudar o casal a:
• aprender como sua “dança” (ciclo negativo) se dá e quais as experiências emocionais implícitas que estão motivando os “passos de baile” de ambos dentro do ciclo
• aprender a frear o ciclo negativo e controlá-lo, antes que se escale, o que traz algum nível de segurança para o relacionamento
• expressar-se para o(a) parceiro(a) de uma forma emocionalmente mais clara, o que produzirá uma vinculação mais profunda e segura e a criação de um ciclo relacional positivo. Ambos sentirão que estão no mesmo time, e que são o porto seguro, um do outro. E isso facilitará a resolução de conflitos e problemas que o ciclo negativo impede o casal de resolver
Programa “Abraça-me Apertado”® para casais
Para quem
- Casais que buscam mudar sua dinâmica relacional e fortalecer seu vínculo emocional
Como funciona o programa “Abraça-me Apertado®”
O Programa consiste em 8 conversas, baseadas no best seller da Dra. Sue Johnson “Abraça-me Apertado®”, as quais são feitas em duas modalidades:
- 8 encontros de 1h30m personalizados para o casal
- Workshop de 2,5 dias, com um grupo de até 15 casais
Conversas do Programa:
1º) Entendendo o Amor e o Apego
2º) Como o amor dá errado: os diálogos negativos
3º) Encontrando os pontos sensíveis nos diálogos negativos
4º) Consertando os erros e criando uma base segura: revisitando um momento difícil
5º) Conversas “Abraça-me Apertado®”
6º) Perdoando feridas e confiando novamente
7º) Conectando-se através do toque e do sexo
8º ) Mantendo vivo o seu amor e cuidado da sua relação
Terapia Individual - EFIT
Para quem
- Pessoas adultas que se sentem “estancadas”, repetindo padrões comportamentais que não gostariam ter; lidando com dilemas existenciais; atravessando algum processo de perda emocionalmente difícil de lidar, ou simplesmente pessoas que desejam aprofundar seu auto-conhecimento
Como funciona a Terapia EFIT e seus objetivos
Meu foco de trabalho é entender a pessoa e seus padrões como um todo e não apenas o problema que ela traz.
Através de um trabalho colaborativo e profundo, busco mostrar ao(a) cliente como a forma que usam para lidar com seus problemas e necessidades acaba mantendo-os(as), muitas vezes, sem conseguir sair do lugar, gerando cada vez mais sofrimento.
Os objetivos da EFIT são ajudar o(a) cliente a:
• Organizar, nomear e reprocessar sua experiência emocional interna e usá-la como uma bússola para a tomada de decisões em sua vida
• Ter consciência de seus padrões de regulação emocional - o que o(a) cliente faz com sua experiência emocional? Suprime-a? Amplifica-a?
• Ter consciência de seus padrões relacionais - que sinais o(a) cliente envia para as pessoas com quem se relaciona? Esses sinais o(a) ajudam a atender suas necessidades? Ou acabam afastando a possibilidade de isto ocorrer?
Recursos para Terapeutas EFT
Para quem
- Terapeutas que queiram se desenvolver no modelo EFT para casais e para indivíduos (EFIT)
Como funcionam esses recursos
A ciência do Apego nos diz que a busca por uma conexão humana segura é inerente a nossa biologia, principalmente nos momentos difíceis. Pensando que a EFT é um modelo de terapia 100% embasado nessa premissa, nada mais coerente do que aprendê-lo EM CONEXÃO com outras pessoas que atravessem os mesmos medos, ansiedades, inquietações e, claro, alegrias e boas surpresas de se tornar um(a) terapeuta EFT.
Ter que lidar com tudo isso sozinho(a) é difícil demais, e pode levar a que excelentes terapeutas acabem desistindo do modelo pelo caminho.
Para os(as) terapeutas que querem se sentir acompanhados no seu processo de aprendizado e desenvolvimento dentro do modelo EFT, coordeno grupos de supervisão e estudos, além de também dar supervisões individuais.
São grupos com propostas diferentes, mas tendo em comum o cuidado e carinho no seu preparo e condução, com o objetivo central de criar um espaço seguro, leve, íntimo e de formação de rede de apoio entre terapeutas que, assim como eu, amam aprender e usar esse modelo tão especial.
1 | Grupos de Supervisão EFT ou EFIT:
- Encontros mensais de 2h cada
- Supervisão de até 2 casos clínicos
- A supervisão se direciona para a necessidade do/a supervisando/a e abrange:
a conceitualização teórica do caso clínico de acordo com o modelo EFT,
trabalho experiencial (role-plays) para prática das intervenções EFT adequadas ao passo/etapa em que o casal/cliente individual se encontra
Trabalho com self do terapeuta focado em possíveis bloqueios no processo terapêutico, quando necessário
2 | Grupo misto de estudos e supervisão com temas variados (Ex.: Feridas de Apego, EFIT, Trauma e EFT):
Para terapeutas que desejam manter-se em contato com a teoria EFT em algum tema mais específico, mas também querem ter um espaço de supervisão clínica
- Encontros mensais de 2h:
1h de teoria (voltada à prática clínica)
1h de supervisão de casos clínicos
3| Grupo de prática experiencial com temas variados (Ex. Tango da EFT, Microintervenções da EFT, trabalho com evitadores, perseguidores, etc)
Para terapeutas que desejam praticar as micro e macro intervenções do modelo EFT
- Encontros de 2h a 3h, nas quais os terapeutas assistirão vídeos e serão convidados a praticar as intervenções clássicas da EFT em role plays.